sexta-feira, 22 de junho de 2012


A ASCENÇÃO DA CRIMINALIDADE

Saudações meus nobres companheiros!
Inicialmente gostaria de agradecer a todos pelos acessos ao nosso blog, está sendo um sucesso e um prazer poder escrever para todos vocês.
Para essa semana havia pensado em algo diferente, mas não tive como me furtar da importância dos acontecimentos dos últimos dias, onde perdemos um Policial Militar da ativa cumprindo seu dever, um outro aposentado talvez trabalhando e a tentativa de homicídio contra dois militares em Contagem. Tais fatos me tiraram do sério, fiquei desequilibrado e sem condições de publicar o que realmente gostaria, mas vamos ao trabalho.
Mais que uma nuvem negra que parece pairar sobre a gloriosa, estamos vendo e pagando o preço pela ineficiência dos três Poderes, quais sejam Executivo, Legislativo e Judiciário. O primeiro parece não se importar com as polícias, uma vez que adota políticas de efetivo, salariais e de benefícios que desagradam a todos. O segundo segue criando leis inconsistentes, antigas e de pouca eficácia diante de uma bandidagem que cada vez mais vê motivos para seguir no mundo da criminalidade. E uma justiça, lenta, tardia, falha e coautora no processo da crescente sensação de impunidade.
E é isso mesmo. Parece que atualmente esteja valendo a pena seguir praticando crimes, já que as penas estão cada vez mais atenuadas e, assim, vemos os reincidentes retornando mais perigosos e “escolados” para atuarem na sociedade que está indefesa no meio desse fogo cruzado.
A PM, que já trabalha saturada, tenta fazer seu trabalho de prevenção, que quando falha, muitas vezes prende o cidadão em conflito com a lei e entrega para o judiciário. As leis são brandas e promovem amplos benefícios para o réu, que muitas vezes fica preso por um tempo inferior ao necessário ou sequer fica atrás das grades. Com isso chegam à conclusão que o crime vale a pena e saem crucificando e apedrejando todos que estão ao seu alcance.
Numa dessas, acabam por vitimar pessoas cidadãos comuns, trabalhadores e pessoas de bem, como essas quatro citadas logo no início do texto. E isso são só exemplos mais graves, já que os policiais trabalham diretamente “contra” os criminosos que passam a tratá-los como inimigos, tirando a tranquilidade, ameaçando sua vida e a de seus familiares.
Mas se esses bandidos hoje enfrentam as próprias forças de segurança, o que podem fazer contra os demais da sociedade? Será que ainda tem solução ou vermos nosso Estado se igualar a Rio de Janeiro e São Paulo?
O fato é que enquanto tivermos pessoas no poder, que estão preocupadas apenas em fazer nome, enriquecer e corromperem para o benefício próprio, veremos a PM jogada às traças e a sociedade deixada à própria sorte. Precisamos de representantes efetivos e ativos, que coloquem a cara na frente da tropa e que busquem melhorias efetivas para o sistema como um todo. Abordo mais diretamente a PMMG por ser proveniente dela, mas gostaria que todos os órgãos envolvidos no processo estivessem mais fortalecidos e em condições de prestarem um serviço melhor para a sociedade.
O duro é ter que ver e ouvir muita gente criticando o despreparo das forças de segurança, os abusos e a violência dos policiais, mas não vemos a imprensa noticiar e informar sobre esses atos dignos de terrorista. E a pergunta que não quer calar: onde está o pessoal dos Direitos Humanos?
Gostaria de deixar meus sentimentos a todos que de uma forma ou de outra sofrem com o avanço da criminalidade, em especial aos pais, filhos e familiares daqueles que trabalharam para levantar o nome da PM e pagaram com a própria vida o preço por ser policial em dias tão conturbados.
Deixo um abraço fraternal para aqueles combatentes que diante de tanta adversidade, seguem com o espírito guerreiro suportando as adversidades, arriscando suas vidas objetivando um futuro melhor.

Resumo da ópera: o sistema está todo enfraquecido. Precisamos de uma reforma geral, de leis mais duras, de polícias com condições de combater a criminalidade e de um judiciário que consiga fazer valer a palavra “JUSTIÇA”.

7 comentários:

  1. nos estamos vivendo em uma eterna inversão de valores, onde os marginais tem mais direitos garantidos do que a populção, vira e mexe, criam bolsas e auxilios para aqueles que se encontram as margens das leis e restringem cada vez mais a liberdade do cidadão cumpridor do seu dever, sendo este penalizado com impostos que servem para pagar estes auxilios e o salario dos que se dizem elaboradores das leis.

    ResponderExcluir
  2. É realmente revoltante ver como a criminalidade vem crescendo e ver também os órgãos de segurança pública sem suporte adequado para combate-la. Como foi dito, cada vez mais o cidadão em conflito com a lei tem "direitos" e continuam no crime por não serem punidos. Se continuar desse jeito infelizmente a tendência é piorar.

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto, falou tudo! parabéns

    ResponderExcluir
  4. É por essas e por outras que sou super a favor da mudança constitucional, mas isso caro, mexeria com quem tem o "poder" R$ e somente com a união de todos e com revolução. rs

    ResponderExcluir
  5. Ficou excelente Mathias! O corre não me permitiu ver antes. Estou muito triste com a situação do Oswaldo, e sem muita cabeça pra acrescentar algo. O rumo está certo. Aos poucos, temos que tentar mudar a vergonha que a segurança pública está se tornando.
    Forte abraço irmão!

    ResponderExcluir
  6. Se pelo menos aqui em MG a PM permanecesse de pulso forte contra a bandidagem, (Sabem oque estou falando) seriamos, como sempre, exemplos pro resto do Brasil!! Mais para enfrentar e bater de frente com os "três poderes" já é difícil, imagina com os comandos?!?!?!?

    ResponderExcluir