quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ditadura.....



Ditadura?

Saudações meus companheiros!

Espero que estejam todos bem.

Um dia desses, vi um post no facebook comparando o período ditatorial com os dias atuais. No texto, o autor falava que tudo “podia” fazer, menos falar mal do presidente. Falava ainda que nos dias atuais nada pode, exceto falar mal do tal presidente. Refere-se a não poder namorar na rua, ter sua família, sentar em um bar para tomar uma com os amigos e outras coisas mais.

Bem, dito isso, ainda tratando da ditadura, podemos observar que a vida era dura. Os abusos dos militares, a repulsa, a censura, a tortura, falta de democracia...... Mas será que realmente a vida era difícil? Não posso afirmar muita coisa por não ter vivido no período.
Nos dias atuais, está difícil sobreviver. Nada pode! Não temos segurança para trabalhar, estudar, constituir familiar, não temos acesso à saúde e deparamos com dificuldades em curtir as opções de lazer. A violência está muito grande e a impunidade cada vez mais presente.

Observo ainda que o “pessoal” vivia reclamando e queria uma mudança. Uma dessas radicais que mexem com as estruturas. Batalharam, sofreram e conseguiram, com o movimento das “DIRETAS”, eleger um presidente pela vontade do povo.
Hoje não está muito diferente. Vivemos um momento ímpar de nossa história! Percebemos que estamos fartos de tanta desigualdade, violência, impunidade e uma corrupção exacerbada.

Tudo bem que temos um certo acesso à educação e uma renda um tanto quanto razoável, mas não podemos usufruir dessas conquistas que é bastante relevante.
Nessa miscelânea de conceitos e até mesmo uma certa mistura entre o pretérito e o presente, hoje convivemos com “morro do Dendê é ruim de invadir”, “queimando até a última ponta”, “mais uma dose” e outros trechos de música que estão na boca do povo.
Somos obrigados a digerir e aceitar o “deita e rola” do governo, os excessos cometidos pelos senhores deputados e senadores. E é verdade, somos obrigados porque ainda não despertamos nosso poder de mudança. As manifestações pró-liberação de entorpecentes e proteção aos homossexuais, fazem mais sucesso que algo anticorrupção. Sem contar com um agravante, essas pessoas que estão no poder são, em sua maioria, aquelas que afrontaram o poder ditatorial, inclusive nossa ilustre presidenta da república e diversos ministros e secretários do alto escalão do governo.

E por falar em afronta, sinto, inclusive, que existe certo revanchismo contra os militares. É só observar o que vem acontecendo tanto aqui quanto nos demais estados da federação. Em São Paulo, o “pau tá quebrando” para o lado dos PMs e ninguém faz nada. Será por quê? Hoje em dia, os militares não tem muita condição de trabalho, já que estão vendo esvaziar seu poder de ação. Até mesmo esse prende e solta que não tem mais fim, serve de exemplo para certificar o que fora afirmado. Ah, e não me venham dizer que estou protegendo os militares. Penso que posicionar-se contra a PM é fazer o mesmo com o restante da sociedade. Quando ocorre essa subtração de poder, de forma subsequente, aumentamos a insegurança ao ampliar a impunidade dos criminosos.

Bem, depois de tanto rodeio e até mesmo um texto pouco organizado, penso que, mesmo com todo esse cenário adverso, temos condições de mudar. Falo de mudança profunda, que varra essa corja e que limpe nossa cara perante o resto do mundo. Algo como uma reforma política que realmente profissionalize a administração pública, onde os órgãos e entidades sejam voltados para o bem estar social de forma a atender os anseios da população.


Resumo da ópera: no próximo texto devo abordar essas atrocidades que vem acontecendo contra crianças. Meninas violentadas e assassinadas de forma brutal. Mas, como o texto de hoje, gostaria de chamar a atenção sobre a responsabilidade de cada um, sobre o que cada um pode fazer. E esse poder vai muito além de manifestações de luto nas redes sociais. Ah, e será por que introduzi meu texto com base na ditadura? Pense!


3 comentários:

  1. Hoje vivemos uma ditadura que imposta pela bandidagem e pela politicagem do nosso país, que creio, é pior que a ditadura militar.
    E somente com ações que podemos mudar o rumo do nosso BRASIL. Ficar discutindo nas redes sociais é fácil mas deveríamos ter vergonha na cara e agir!

    ResponderExcluir
  2. Posso dizer uma coisa com convicção de raciocínio lógico: Na época da ditadura, os ladrões e corruptos estavam presos e perseguidos. Hoje, eles estão com o controle, e claramente tem interesses diferentes do bem comum. As atrocidades agora são contra a sociedade, e não contra os perseguidos pela ditadura.

    ResponderExcluir
  3. É Caro Mathias... o que sempre dizia aqui no quartel, continuo a dizer: "Vai piorar muito antes de melhorar!!!" Infelizmente!

    ResponderExcluir