quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ditadura.....



Ditadura?

Saudações meus companheiros!

Espero que estejam todos bem.

Um dia desses, vi um post no facebook comparando o período ditatorial com os dias atuais. No texto, o autor falava que tudo “podia” fazer, menos falar mal do presidente. Falava ainda que nos dias atuais nada pode, exceto falar mal do tal presidente. Refere-se a não poder namorar na rua, ter sua família, sentar em um bar para tomar uma com os amigos e outras coisas mais.

Bem, dito isso, ainda tratando da ditadura, podemos observar que a vida era dura. Os abusos dos militares, a repulsa, a censura, a tortura, falta de democracia...... Mas será que realmente a vida era difícil? Não posso afirmar muita coisa por não ter vivido no período.
Nos dias atuais, está difícil sobreviver. Nada pode! Não temos segurança para trabalhar, estudar, constituir familiar, não temos acesso à saúde e deparamos com dificuldades em curtir as opções de lazer. A violência está muito grande e a impunidade cada vez mais presente.

Observo ainda que o “pessoal” vivia reclamando e queria uma mudança. Uma dessas radicais que mexem com as estruturas. Batalharam, sofreram e conseguiram, com o movimento das “DIRETAS”, eleger um presidente pela vontade do povo.
Hoje não está muito diferente. Vivemos um momento ímpar de nossa história! Percebemos que estamos fartos de tanta desigualdade, violência, impunidade e uma corrupção exacerbada.

Tudo bem que temos um certo acesso à educação e uma renda um tanto quanto razoável, mas não podemos usufruir dessas conquistas que é bastante relevante.
Nessa miscelânea de conceitos e até mesmo uma certa mistura entre o pretérito e o presente, hoje convivemos com “morro do Dendê é ruim de invadir”, “queimando até a última ponta”, “mais uma dose” e outros trechos de música que estão na boca do povo.
Somos obrigados a digerir e aceitar o “deita e rola” do governo, os excessos cometidos pelos senhores deputados e senadores. E é verdade, somos obrigados porque ainda não despertamos nosso poder de mudança. As manifestações pró-liberação de entorpecentes e proteção aos homossexuais, fazem mais sucesso que algo anticorrupção. Sem contar com um agravante, essas pessoas que estão no poder são, em sua maioria, aquelas que afrontaram o poder ditatorial, inclusive nossa ilustre presidenta da república e diversos ministros e secretários do alto escalão do governo.

E por falar em afronta, sinto, inclusive, que existe certo revanchismo contra os militares. É só observar o que vem acontecendo tanto aqui quanto nos demais estados da federação. Em São Paulo, o “pau tá quebrando” para o lado dos PMs e ninguém faz nada. Será por quê? Hoje em dia, os militares não tem muita condição de trabalho, já que estão vendo esvaziar seu poder de ação. Até mesmo esse prende e solta que não tem mais fim, serve de exemplo para certificar o que fora afirmado. Ah, e não me venham dizer que estou protegendo os militares. Penso que posicionar-se contra a PM é fazer o mesmo com o restante da sociedade. Quando ocorre essa subtração de poder, de forma subsequente, aumentamos a insegurança ao ampliar a impunidade dos criminosos.

Bem, depois de tanto rodeio e até mesmo um texto pouco organizado, penso que, mesmo com todo esse cenário adverso, temos condições de mudar. Falo de mudança profunda, que varra essa corja e que limpe nossa cara perante o resto do mundo. Algo como uma reforma política que realmente profissionalize a administração pública, onde os órgãos e entidades sejam voltados para o bem estar social de forma a atender os anseios da população.


Resumo da ópera: no próximo texto devo abordar essas atrocidades que vem acontecendo contra crianças. Meninas violentadas e assassinadas de forma brutal. Mas, como o texto de hoje, gostaria de chamar a atenção sobre a responsabilidade de cada um, sobre o que cada um pode fazer. E esse poder vai muito além de manifestações de luto nas redes sociais. Ah, e será por que introduzi meu texto com base na ditadura? Pense!


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Eleições....




Eleições, você vota ou votam por você!

Saudações meus nobres companheiros!

Após algum tempo sem publicações, tentarei retornar com o blog novamente abordando assuntos de interesse da área de segurança e, porque não, de interesse geral.

Parei com as publicações por causa de uma certa desmotivação mas, pensando bem, retornarei para que não me arrependa posteriormente por não tentar mudar algo para nossa sociedade.

Indo ao ponto, para muitos as eleições já se foram, cumprimos com nossa obrigação em votar e agora vamos pagar o preço pelo período de quatro anos que seguem. Digo isso porque teremos que “tolerar” algumas figurinhas repetidas que pensei que não mais veria.

Não me sai da cabeça uma cena que presenciei no dia da votação, quando, enquanto caminhava para a urna de forma a cumprir com meu compromisso, vi várias pessoas catando “santinhos” na rua para votar. Retornando para minha residência, fiquei pensando: fui e votei consciente, mas a grande maioria esmagadora não o faz de tal forma. Votam de qualquer jeito e entregam o legislativo e o executivo para pessoas que muitas vezes se mostram despreparadas.

Dito isso, passei a questionar minha postura do período que antecedeu a eleição, onde colhi as informações sobre as opções que tinha, ponderei e cheguei a conclusão em quem votar e fiz de acordo com isso. Mas não levei tais informações para as demais pessoas que se portam alheias ao processo eleitoral.

O fato é que os políticos prezam pela manutenção da ignorância da população de forma a manipularem a situação, fazendo com que ocorra a perpetuação do poder nas mãos de pessoas pichadas, com passado deturpado e de reputação nada ilibada. Basta olhar para o Congresso Nacional e a cúpula da administração pública, onde muitos estão envolvidos em situações no mínimo constrangedoras. Quem foi nossa chefe do Executivo?
Bem, mas como eles conseguem fazer isso? Como o Collor está de volta? O que o Sarney está fazendo lá e ainda na condição de presidente da casa? Onde está o Sr. Demóstenes? Roberto Jeferson? Maluf?

Pode até parecer brincadeira, mas não me assustarei se amanhã ou depois deparar com um desses de volta ao poder. E não é só porque o brasileiro tem memória curta, é porque a grande maioria sofre da doença da desinformação, querem mudar mas não movem uma palha. Quantos de vocês escutam “A voz do Brasil às 19hs”? Lá tem um mundo de informações em um curto espaço de tempo, de graça e disponível para todo mundo. Quantos de vocês leem o jornal mais vendido em Minas Gerais? Este que não informa muita coisa mas é campeão de vendas. Os sites da internet mais visitados, certamente, não são aqueles que prestam o serviço de informação de qualidade.

Bem, dito isso, retorno ao valor do voto. Será porque gastam tanto com eleições? Por qual motivo compram votos? E se não compram, investem pesado em publicidade. A divulgação é maçante, consistente de forma a canalizar os votos. Não vou me apegar a criticar isso, mas as pessoas que tem alguma informação não se deixam influenciar por essas propagandas.
O valor a que me refiro, vai muito além do vereador, prefeito, deputados, senadores, governadores ou presidente. Temos que enxergar a profundidade de um gesto tão simples. Talvez isso não seja novidade para quem está lendo, mas estou certo que é para a grande maioria da população.

Quando você contribui para a eleição de um certo prefeito, ele não vai só. Leva uma equipe de governo, pessoas que você não conhece e que não votou. Ele tem uma equipe de governo que “contribuirá” trabalhando em cargos de confiança. Tá certo, a lei permite isso e é assim que será. Aquele administrador regional, algum secretário da prefeitura só está lá por causa do seu voto!

Ao eleger vereadores, eles são seus “REPRESENTANTES” na câmara municipal e é de lá que sairão as leis que regem sua vida. Quando ele vota ou sugere um projeto de lei, é o mesmo que você fazer isso. Sendo assim, quando uma lei que aumenta o valor do salário de um vereador é votada e aprovada, é o mesmo que você fazer isso!! Trágico? Claro que não! É assim mesmo! E não adianta reclamar, mostrar nomes de uns ou outros que votaram em tal aumento, sendo que na próxima eleição ele estará de volta. Estou em Contagem, mas vejam o que aconteceu em Belo Horizonte!!!!!

E assim por diante. Em âmbito federal, as coisas seguem do mesmo jeito. Para quem foram seus votos nas eleições de 2010? O que o merecedor do seu voto está fazendo para merecê-lo novamente em 2014? Você votou em algum Ministro? Rs....eles são indicados por quem você votou....

Pode parecer besteira querer começar agora algum tipo de manifestação para auferir algum resultado positivo nas próximas eleições. Mas não é. Ano que vem tem Copa das Confederações aqui e logo em seguida temos a Copa do Mundo no Brasil, alguém tem dúvidas de que o país vai parar? Sem contar que a globo deve lançar mais um sucesso que desvia todo o foco dos corruptos, colaborando, dessa forma, para que eles sigam ilesos.
Vou movimentando nosso blog, devagar, de acordo com minhas possibilidades e contando com a colaboração, divulgação e crítica dos meus amigos e parceiros. A intenção é canalizar esforços de forma a criar condições para um panorama social diferente. Você que está lendo já faz parte disso e tem a oportunidade de fazer algo diferente sem perder muito do seu tempo. Compartilha a ideia e divulgue dentro das suas possibilidades.

O facebook está aí não só para escrever Oi oi oi, não só para convites de festas, frases de efeito, pensamentos que não praticamos, chacotas sobre futebol ou comentários sobre o final da novela. Ele é uma ferramenta que deve ser usada se a ideia é boa. E não adianta reclamar de propaganda política, já que é um meio aberto e desde que você cria uma conta, está sujeito a isso.


Resumo da ópera: se você que colher algo mais a frente, a semeadura deve ser pretérita. Depois de pouco vai adiantar ficar reclamando do que houve e é justamente assim que estou me sentindo, chateado por não ter participado de forma mais efetiva. Agora, devemos pensar mais a frente. Analisar o panorama atual e projetar o que queremos para o futuro. Infelizmente, vivemos num país onde a cultura é reduzida, mas nós que dispomos de um pouco dessa, devemos fazer diferente e tentar congregar nossos amigos que estão marginalizados no que tange a informação. Devemos procurar caminhos e criar meios para que nossas vontades sejam satisfeitas de forma a criar condições para a existência de uma sociedade em condições mínimas de sobrevivência. Não adianta idolatrar o Ministro Joaquim Barbosa por está fazendo justamente seu trabalho, se nós mesmos não vamos nossa parte do processo. Muitos estão pedindo tal ministro como presidente da república, imaginem se ele concorresse com o Collor...quem venceria? Tenho minhas dúvidas...Pense nisso!