sexta-feira, 13 de julho de 2012


O poder da mídia


Saudações pessoas de bem!
Essa semana abordarei a mídia, mais conhecida como o quarto poder.
Durante a ditadura, muito se falava da censura e da não existência da liberdade de expressão e do direito de informação. Não sei bem como funcionava o controle governamental sobre o trabalho e ações das emissoras de rádio e televisão bem como dos jornais, mas em muitos documentários já ouvi até falar sobre a existência de um órgão destinado a isso.

O fato é que os dias são outros. Parece que vivemos num mundo onde quase tudo pode. E como tudo mudou, a mídia também o fez e muitas vezes parece que quer “descontar” aquilo que sofreu num passado relativamente recente, curiosamente durante o governo Militar.
Sem querer exagerar, mas a mídia controla a opinião pública e noticia somente aquilo que lhe é viável. E é isso mesmo, trabalha basicamente sobre um sensacionalismo e na grande maioria das vezes criticando e atacando os órgãos de defesa social. Aliás, não são só eles que são alvos, artistas, pessoas públicas, influentes e de posses acabam por pagar o preço por uma sociedade com pouca cultura. E para não parecer ridículo ou preconceituoso, cito alguns exemplos.

Recentemente um produtor do Thiaguinho, que é uma figura artística, arremessou uma bombinha do meio da rua, veio uma cadela para brincar ou morder o artefato, sendo que este veio a explodir e machucar o animal. Como se tratava de alguém ligado ao referido cantor, rapidamente “caíram matando”, ocasionando a demissão do funcionário, uma superexposição do artista e uma valorização de um assunto que não seria tão importante, mas passou a ser. Deixo claro que gosto muitos dos animais e ficaria enfurecido se algo desse porte ocorresse com meu cachorro, mas se fosse qualquer um dos leitores que fizesse parte como personagem do episódio, nenhum estardalhaço um empenho da mídia teria ocorrido.

Todos os dias várias pessoas morrem vítimas da violência do trânsito, e isso é fato. Agora uma coisa é um motorista lá da roça, que encheu a cara na cachaça e veio a assassinar alguém com seu carro antigo. Outra coisa é o filho de um renomado empresário fazer parte do mesmo fato. Não que eu ache correto qualquer tipo de agressão no trânsito ou combinação de bebida com volante, repudio completamente.

E para finalizar os exemplos, vamos aos casos que envolvem a PM. Essa sim não pode nem respirar fora do compasso que será vítima dos profissionais da mídia. Falo isso porque é assim que ocorre. Eles atacam de forma indiscriminada, qualquer coisa por mínima que seja, acabam por transformar em algo absurdo, criando uma página ou uma chamada atrativa e já crucificando o autor ou personagem da história divulgada. Para ilustrar, imaginem uma ocorrência onde três ladrões armados e em fuga deparam-se com uma viatura, entram em troca de tiros e acabam por entrarem em óbito, como normalmente acontece. Nas manchetes do outro dia, certamente estarão estampadas assim, em letras garrafais e na cor vermelha: PMs ASSASSINAM TRÊS HOMENS SUSPEITOS DE ROUBO. E em virtude da repercussão, o comando geral certamente afirmará que todo excesso será punido nos rigores da legislação vigente. Ou seja, já prenderam, enquadraram e julgaram os combatentes além de criar um sentimento de revolta e animosidade entre a sociedade e o militar.

Do contrário poderia ser noticiado: bandidos morrem ao enfrentarem a PM após violento assalto na capital. Mas assim não tem graça! Assim a corporação não fica em evidência, a sociedade não desacredita o policial e o comando considera a ação como simples e corriqueira.

A verdade é que existe uma manipulação da informação, que considero, de forma irresponsável. Estão mais preocupados com a venda que com o ato de informar propriamente dito.
Como disse no começo, em alguns casos, parece que estão tentando vingança contra o que sofreram no passado. Não temos culpa pelos mandos e desmandos do passado e nem da violência que teria sofrido.
Infelizmente, nossa sociedade ainda é um tanto quanto inculta e de conceitos facilmente manipulados. Um trabalho irresponsável desse tipo acaba por criar certos efeitos colaterais que, na maioria das vezes, serão irreversíveis.

Resumo da ópera: não sou a favor de qualquer tipo de violência contra os animais. Não acho legal acidente de trânsito envolvendo motorista alcoolizado e vítimas fatais. Não tenho contato com artistas ou famosos e não considero o trabalho da mídia de qualidade nos dias atuais. Ela realmente é o quarto poder, e como os outros três, acabam por deteriorar nossa sociedade, a partir do momento que priorizam fatos e notícias que depõe contra a estrutura das polícias e aumentam a sensação de insegurança da população. O certo, é que “batem” muito onde pouco precisa e pouco onde realmente necessita de uma atenção especial. Considero que são uma ferramenta muito importante, forte e eficiente para simplesmente ficarem pegando em assuntos de pouca importância social.

5 comentários:

  1. O que ocorre com relação à mídia é exatamente o que ocorre com todas as formas capitalistas de ser: o objetivo é o lucro. O que torna o trabalho do jornalismo no Brasil abominável é a mistura do desejo de lucro aliado a uma cultura pouco desenvolvida. Nossa sociedade, infelizmente, não sabe observar um objetivo difarçado em uma notícia que recebe. Nós gostamos do espetaculoso. Gostamos de julgar e condenar aquilo que nossos preconceitos reprovam. É fácil para o quarto poder manipular a opinião de quem não questiona o que é divulgado. Sob uma visão Marxista, o brasileiro se encaixa muito bem ao capitalismo, pois é alienado e alienável. Uma mudança cultural urge em nossa sociedade. Essa mudança só começa através de nós mesmos.

    ResponderExcluir
  2. Traduzindo de forma grosseira o que o nosso amigo Rodrigo Márcio disse: O brasileiro só é manipulado pela mídia, porque ele é manipulável! Uma sociedade que se deixa manipular facilmente, tem o que merece!!!

    E esse "quarto poder" só se considera um poder, pois, a sociedade alienada o "elegeu" como tal!!!

    ResponderExcluir
  3. Hoje vivemos de uma forma que uma rede de TV pode eleger um presidente. Essa mídia sem nenhum escrúpulo e sensacionalista só contribui para piorar de todas as formas o nosso Brasil...

    ResponderExcluir
  4. Recentemente o alto comando da PMMG tem sido picado pelas serpentes que eles mesmos criaram, a imprensa.Ela vem denegrindo e maculando a imagem da nossa instituição. Instituição essa que é amada por nós, respeitada pelos cidadãos de bem e execrada pelos péssimos cidadãos!!!!

    ResponderExcluir
  5. Cada povo tem a imprensa que merece, viva o BRASIL.

    ResponderExcluir