sexta-feira, 29 de junho de 2012


TODO ESFORÇO SERÁ RECOMPENSADO



Saudações meus caros companheiros!
Espero que estejam todos bem.
Os acessos e a repercussão do blog estão evoluindo a cada dia, fato que aumenta o meu prazer em procurar escrever textos melhores.
Antes de entrar em um assunto um tanto quanto polêmico, gostaria de estender meus sentimentos aos familiares dos policiais militares do Estado De São Paulo e afirmar que sigo torcendo por um desfecho positivo.


Há pouco tempo atrás, vi num programa de televisão uma reportagem abordando a atuação de um juiz de uma cidade do interior de Minas Gerais que está adotando uma postura diferente para contribuir com a redução da criminalidade. Para quem não viu, o magistrado está escolhendo, de acordo com critérios pré-estabelecidos, alguns presos para participarem de uma espécie de programa de reinserção social, onde o detento trabalha, consegue alguma remuneração, fica de frente a frente com a vítima do seu crime, ressarce do prejuízo e pede desculpas.


À primeira vista pode parecer esquisito ou exageradamente constrangedor para aquele que foi vítima de uma ação criminal, mas pode surtir efeitos positivos para a redução da criminalidade contra o patrimônio.
Afirmo isso em virtude de ter tido a oportunidade de trabalhar no serviço operacional da PMMG e ter efetuado a prisão de diversas pessoas praticando crime e com diversas passagens pela polícia. E isso acontece mais do que pode parecer. A grande maioria dos presos torna-se reincidente.


É sabido que o atual sistema prisional não recupera ninguém. Muitas pessoas até o chamam de “academia do crime”, onde o detento tem contato com outros e acabam por trocarem “experiências de trabalho” e retornarem ainda mais perigosos.
Com esse programa, o juiz certamente não acabará com a criminalidade da cidade onde atua, mas contribuirá de forma significativa para sua redução, uma vez que ele ataca e tenta extinguir justamente a reincidência.


Na minha visão, todo e qualquer esforço positivo, legal, organizado e voltado para a redução da violência é válido. Precisamos de mais atitudes como essa para atingir um nível aceitável de estabilidade social. Esse magistrado pode até não ter encontrado uma “fórmula mágica” para tornar a vida mais segura, mas certamente cria uma nova modalidade de enfrentamento à violência.
Muitos vão crucificar tal atitude, uma vez que ela acaba por fazer uma exposição exagerada da vítima, mas, por outro lado, esta terá seu prejuízo financeiro de volta e acaba por ceder um voto de confiança para aquele que errou “uma” vez. Só um adendo, tive um carro furtado em 2001 e mais que ver o autor preso, gostaria de ter tal bem de volta.



Vale ressaltar que essas medidas só são aplicadas para presos de bom comportamento, primários e de crimes que não causaram lesão ou grave ameaça a vida.
Muitos dos leitores podem pensar que mudei de lado e agora estou defendendo a bandidagem, não é isso. Como já afirmei em publicação anterior, creio que exista um “SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA” e que diversos fatores contribuem para seu sucesso, tais como educação, cultura, órgãos do sistema de defesa social, emprego, legislativo, judiciário e etc. Sendo assim, a atitude do juiz visa a ampliar a ação do judiciário e “COLABORAR” com a redução da criminalidade.

Acredito que essa “fórmula” não seja 100% eficaz, mas de uma forma ou de outra tende a apoiar de alguma forma as polícias e, após um estudo sistemático dos resultados alcançados, poderia ser expandido para demais cidades do nosso Estado.


Resumo da ópera: não podemos ser preconceituosos e de mente fechada para novidades. Temos vários exemplos que o atual sistema prisional não recupera ninguém, fato que cria uma necessidade de alternativas para reinserção do cidadão em conflito com a lei. E isso não quer dizer que temos que ser complacentes ou benevolentes com aqueles que praticam delitos de menor potencial agressivo ou ofensivo, mas, sim, sabedoria para separar o joio do trigo e tentar recuperar aquilo que não está totalmente perdido.

6 comentários:

  1. Também vi essa reportagem! Precisamos de mais pessoas como esse Juiz que tenta sanar o problema na raiz. Parabéns pelo texto! Cada dia melhor, hein. :D

    ResponderExcluir
  2. Temos que separar o joio do trigo...
    O bandido merece cadeia mesmo!
    Mas existem pessoas que por motivos diversos comentem crimes, mas se for lhes dado uma chance, não voltarão a cometer crimes.
    Justamente como o texto do caro Rodrigo Mathias diz, quanto mais formas alternativas tivermos melhor será!!!

    ResponderExcluir
  3. Também vi a reportagem e, como vc falou, a princípio relutei, mas ao final da reportagem, já estava concordando com o juiz!
    Hoje se o criminoso é preso e o bem extraviado, ficamos com o prejuízo psicológico e material.
    Acho que esse juiz foi feliz e vai conseguir muitas vitórias em seu caminho.

    ResponderExcluir
  4. VI ESTA REPORTAGEM, E ACHO QUE É MUITA VÁLIDA, MUITAS VEZES PRECISAMOS PEDIR PERDÃO E SERMOS PERDOADOS TAMBÉM, TODOS MERECEM UMA 2º CHANCE! E ESTE TRABALHO REMUNERADO COM REDUÇÃO DE PENA DEVERIA SER ADOTADO EM TODO BRASIL, O CRIMINOSO NÃO PASSA O DIA OCIOSO, COMO JÁ SABEMOS: MENTE VAZIA, OFICINA DO DIABO, AS CHANCES DE UM CRIMINOSO SE RECUPERAR SÃO GRANDES, APOIO ESTA IDÉIA....E A VC RODRIGO PARABÉNS POR NOS MANTER INFORMADOS...DIFICULDADES VÃO VIR COM CERTEZA, MAS É PARA GANHAR EXPERIENCIA, NUNCA DESISTA, PROSSIGA SEMPRE EM FRETE, SUCESSO SEMPRE !!!!

    ResponderExcluir
  5. Louvável a atitude do MM Juiz em fazer diferente! A questão é que "o sistema" não é modificado, porque o interesse final não é social (sabemos bem como funcionam as coisas no país). Temos que levantar não só vozes a denunciar as mazelas do sistema, mas também atitudes que façam diferença. Se cada um resolve agir com a visão de "bem social", o sistema acabará quebrando e haverá harmonia entre as pessoas.
    Parabéns Mathias! A motivação é a alma do negócio.

    ResponderExcluir
  6. LOUVÁVEL A AÇÃO DO MAGISTRADO!!! SÓ ESPERAMOS QUE SIGAM O EXEMPLO E ESPALHE ESTA IDEIA E QUE REALMENTE OS APENADOS APROVEITEM A CHANCE QUE TEM !!!! ABRAÇÃO NOBRE AMIGO MATHIAS!!!

    ResponderExcluir